quarta-feira, 2 de março de 2011

Da Guerra e dos Guerreiros

   Não nos preocupamos em ser poupados pelos nossos melhores inimigos, nem tão-pouco por aqueles aquem amamos do fundo do coração. Deixai-me, portanto dizer-vos a verdade!
   Meus irmãos na guerra! Amo-vos de todo o coração. Eu sou semelhante a vós, sempre o fui. E sou também o vosso melhor inimigo. Deixai-me portanto, dizer-vos a verdade!
   Conheço o ódio e a inveja que vivem nos vossos corações. Não tendes a necessária grandeza de alma para ignorar o ódio e a inveja. Sejai, portanto suficientemente grandes para vos não envergonhardes disso!
   E se não podeis ser os santos do Conhecimento, sede pelo menos os seus guerreiros. Os guerreiros do Conhecimento são os companheiros e os precursores dessa santidade.
   Avisto muitos soldados: oxalá consiga ver muitos guerreiros! Chamam "uniforme" àquilo que vestem: que não seja uni-forme o que esse trajo oculta.
   Desejo que sejais daqueles cujo olhar está sempre à procura de um adversário -  do vosso adversário. Em alguns de vós existe o ódio que se descobre à primeira vista.
   Procurai um inimigo, fazei a vossa guerra, combatei pelos vossos pensamentos! E se o vosso pensamento sucumbir, que a vossa probidade, ao menos, cante vitória!
   Amai a paz como o intervalo para novas guerras, e a paz breve mais do que a prolongada.
   Não vos aconselho o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz, mas a vitória. Seja o vosso trabalho uma luta, seja a vossa paz uma vitória!
   Não é possível guardar silêncio e permanecer em paz senão quando se possui um arco e flechas: de outro modo o tempo passa em falatórios e em querelas. Seja a vossa paz uma vitória!
   Dizeis que é a boa causa que santifica a própria guerra? Mas eu vo-lo digo: é a boa guerra que santifica todas as causas.
   A guerra e a coragem fizeram mais grandes coisas do que a caridade. Não foi a vossa piedade, mas a vossa bravura que até hoje socorreu os miseráveis.
   "O que vem a ser o bem?", perguntais. O bem é ser valente. Deixai as meninas dizer: "O bem é o que é ao mesmo tempo bonito e comovente."
   Acusam-vos de serdes gente sem coração: mas o vosso coração é sincero, e a mim agrada-me a modéstia da vossa cordialidade. Tendes vergonha da vossa superabundância, como os outros têm o pudor da sua indigência.
   Sois feios? Seja, meus irmãos! Envolvei-vos em sublime, é o manto da fealdade.
   E quando a vossa alma engrandece, torna-se presunçosa, e na vossa grandeza há maldade. Conheço-vos.
   O que precisais, são inimigos para odiar, não inimigos para desprezar. Deveis sentir-vos orgulhosos do vosso adversário. Então os triunfos do vosso adversário serão também vossos.
   A revolta é a nobreza do escravo. Seja a obediência a vossa nobreza! Mesmo quando dais ordens, que seja por obediência!
   Para um autêntico guerreiro, "tu deves" soa melhor do que "eu quero". Mesmo aquilo de que mais gostais, procurai com que vo-lo ordenem.
   Que o vosso amor à vida seja o amor pela vossa maior esperança: e que a vossa mais elevada esperança seja o mais elevado pensamento da vida!
   Mas o vosso mais alto pensamento, deveis ouvi-lo de mim - é este: o homem é aquilo que deve ser superado.
   Vivei assim a vossa vida de obediência e de guerra. Que importa que a vida seja longa! Qual o guerreiro que quererá ser poupado?
   Não uso de branduras convosco, amo-vos de todo o coração, meus irmãos na guerra.


Nietzsche, Friedrich
Assim falava Zaratustra

Sem comentários:

Enviar um comentário